Segundo o governador, o objetivo é fortalecer e garantir orçamento para projetos e pesquisas nesses campos
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta segunda-feira (16) que vai regulamentar uma lei estadual de incentivo à ciência e tecnologia já aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Segundo ele, o objetivo é fortalecer e garantir orçamento para projetos e pesquisas nesses campos.
O anúncio foi feito antes da abertura da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada até sexta-feira (20), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.
“Hoje eu decretarei a sua regulamentação. Nessa lei, a gente organiza o sistema. Colocamos para a sociedade, pesquisadores e professores que nós temos um sistema. Tanto para universidades, de escolas e em órgãos de pesquisa. O próprio mercado, a exemplo da BYD, que tem dentro se sua estratégia e da sua ação investimento para registrar patentes e desenvolver pesquisas”, disse o governador.
“Além disso, a lei facilita e fortalece o orçamento. Na Bahia, a gente consegue garantir que a política estadual tenha um orçamento exclusivo para desenvolver investimentos de atração de empresas. De estímulo a estudantes e professores que possam ocupar espaços no cenário internacional, como vemos constantemente acontecer”, acrescentou o governador.
Organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem uma programação diversificada em várias cidades baianas. A ideia é mobilizar a população em torno de temas e atividades relacionadas às áreas científicas e tecnológicas.
Durante o evetro, o público poderá participar de conferências, mesas redondas, eventos interativos, diálogos interculturais e visitas guiadas.