Pablio Henrique Barbosa Almeida, o ‘Emílio Gaviria’, foi alvejado após atirar contra os policiais em uma ação deflagrada na manhã desta quarta-feira
Um homem apontado como ‘puxador de bondes’ de uma facção da Grande Salvador foi morto em uma ação deflagrada pelas polícias Federal, Civil e Militar na manhã desta quarta-feira (29).
Pablio Henrique Barbosa Almeida, o ‘Emílio Gaviria’, 25 anos, foi alvejado após atirar contra os agentes em um condomínio na localidade de Abrantes, município de Camaçari. O apelido do suspeito faz referência ao nome do traficante colombiano Pablo Escobar. As informações são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).
Ele foi alvo da Operação Temporal, que mira uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e de armas, além de homicídios.
Após ser atingido, Pablio foi socorrido para o Hospital Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, mas não resistiu, conforme a SSP.
De acordo com a pasta, Pablio tinha passagens por porte ilegal de arma de fogo e era denunciado pelo Ministério Público Estadual por tráfico de drogas e associação criminosa. Natural da cidade sergipana de Aracaju, ele ostentava fotos com fuzil e submetralhadora nas redes sociais e liderava grupos para atacar rivais na região do subúrbio ferroviário da capital e em Valéria.
A SSP informou que investigadores apreenderam um revólver calibre 38, munições e celulares usados para organizar ataques e na distribuição de armas e drogas.
A operação é realizada por equipes das Polícias Civil (DHPP e Core), Militar (BOPE, CHOQUE, BPatamo, Cipe Polo Industrial e Rondesp Atlântico) e Federal (COT, CAOP E GPI), além da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/BA) participam da operação.