No parecer, o órgão considerou a conduta da deputada como propaganda eleitoral irregular na internet
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou em R$ 30 mil a deputada federal Carla Zambelli por divulgar fake news em postagens feitas nas redes sociais durante a campanha eleitoral de 2022. A decisão foi proferida na terça-feira (20).
No parecer, o TSE considerou a conduta de Zambelli como propaganda eleitoral irregular na internet. As postagens feitas pela parlamentar afirmavam que o QR Code contido na nova versão digital do título eleitoral contabilizava votos a favor do então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em outra publicação, Zambelli alegou que o “sistema da Justiça Eleitoral estaria fazendo campanha antecipada para o Lula” através do QR Code do aplicativo.
Além da aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Darcio Bracarense e Inácio Florêncio Filho também foram multados em R$ 15 mil, cada.
Em 2023, o TSE multou Carla Zambelli e os deputados Nikolas Ferreira (PL), Eduardo Bolsonaro (PL) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) por um vídeo, gravado por Nikolas Ferreira em que ele associava Lula ao aborto, fechamento de igreja, censura e defesa das drogas.