Presidente da Câmara dos Deputados havia decidido, no último dia 1º de agosto, pelo adiamento da votação da matéria na Casa
O almoço dos líderes partidários na Câmara dos Deputados, promovido semanalmente pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) deve se debruçar sobre a pauta do novo arcabouço fiscal proposta pelo governo Lula (PT). A informação foi confirmada pelo deputado federal e relator da matéria, Cláudio Cajado (PP), durante entrevista à Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira (8).
“O presidente me chamou para poder participar da reunião de líderes. […]. Imagino eu, que seja para discutir o arcabouço [fiscal]”, afirmou o parlamentar.
O chefe do legislativo, contudo, havia decidido no último dia 1º de agosto, data da reabertura dos trabalhos da Casa, pelo adiamento da votação da proposta. Nesta terça, contudo, o relator do projeto na Câmara, o deputado Cajado foi chamado para, possivelmente, debater sobre o parecer do novo marco fiscal. Ainda em conversa com à Rádio Câmara, o parlamentar deixou em aberto as chances do projeto ser votado ainda “nesta semana”.
“Se tiver consenso entre os líderes, [no] meu parecer e a discussão que for, eventualmente, feita dentro deste objetivo, eu creio que possa fazer condições de votarmos essa semana. Ai vai depender do discorrer da discussão, se houver polêmica ou discordância dentro do conhecimento dos líderes, comigo e com o presidente”, comentou.
Cajado foi convidado para participar do almoço desta terça, pelo mandatário da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Na oportunidade, o parlamentar comentou sobre suas expectativas para o encontro. “Eu espero que essa reunião com os líderes, possa de fato, definir a viabilização da votação do arcabouço”.
A reunião entre as lideranças partidárias ocorre semanalmente entre as segundas e as terças-feiras, com o objetivo de definir as pautas semanais que serão votadas no plenário da Casa, ao decorrer dos dias.
O movimento surge após as articulações para reforma ministerial no Palácio do Planalto. Na última sexta-feira (4), o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha confirmou que o deputado federal André Fufuca (PP-AL), correligionário de Lira, irá compor a Esplanada dos Ministérios. A pasta que Fufuca irá ocupar, no entanto, não foi revelada por Padilha.